quarta-feira, 10 de novembro de 2010

TRIBOS

 O mais importante é saber respeitar uns aos outros, dentro do seu espaço e sua tribo.

Idade, Gênero, Religião e Etnia





Idade, gênero, religião e etnia, são muito relevante á formação e expansão dessas tribos. 
Pois uma pessoa que é de determinada religião acreditam em outros ideais.

O mais importante de tudo é , a identificação com esses grupos independente de sua etnia, religião, idade ou sexo.

Questão Econômica

Os Rastafári é contra o capitalismo, eles acreditam que o capitalismo seja parte do organismo da Babilônia.Acredita que nada pertence somente ao índividuo e sim á todos. Eles não são comunista. Eles rejeitam a idéia de ter um líder para dizer o que fazer, não aceitam a idéia de pagar impostos. Por esse motivo eles não fazem parte da economia formal.

Eles preferem plantar suas próprias coisas,ou vivem na economia informal vendendo coisas pelas ruas, e outros sobrevivem da venda da Maconha.

Negado, Desprezado e Repudiado

Nas pesquisas foram encontrada algumas coisas, que na realidade, serve como novos princípios do rasta, mas que cabe dizer, que dentro do grupo é repudiado , desprezível e repudiado fazer:

Eles mantèm fortes objeções em relação a alterações da figura do ser humano, corte e escovamento de cabelo, tatuagem na pele, cortes da carne. São vegetarianos proibindo o uso de carne suínas de qualquer forma, peixes de concha, peixes sem escamas e caracóis , etc.,, não adoram e nem aceitam mais nenhum Deus além de Rastafári, proibindo todas as outras formas de adoração pagã, apesar de respeita-lás.
Desaprovam o ódio, ciúmes, inveja, engano, fraude e traição, etc...

Não aprovam os prazeres da sociedade moderna e os seus males correntes.

Status e Valorização Coletivamente

Hoje em dia as pessoas buscam muito por sucesso, status, realização e valorização.
Em nossa pesquisa vimos  que um fator que traz bastante isso são os chamados Nyabinghi é um encontro importante os "rastas" pois envolve todos os membros da ilha Jamaica. É uma congregação , que tem como conceito a propagação da cultura rasta através da música e tradição oral, isso traz uma grande valorização aos rastas pois é muito importante.
Um dos aspectos que mais chamam atenção que seria agregado ao status são os drealocks São simbolos da união com Jah e do empenho numa vida justa e natural.

O que leva os indivíduos á aderirem a um grupo

O que motiva os indíviduos a aderirem á um grupo são as idéias, normas e regras, apresentadas, que faz o índividuo se identificar, para lutar pelos mesmo ideais, e acabar fazendo parte, desse grupo.

Relevância do grupo para a vida dos indivíduos

Vimos em nossa pesquisa.
Que o grupo "Rastafári" é tão relevante, para as pessoas que os seguem, que não é mais uma alternativa, de participar do grupo e sim, viver o grupo, tomar isso como uma modo de vida, rigorosamente.

Normas e Regras Explicitas e Implícitas

Como sabemos toda tribo, tem suas normas e regras.

Algumas normas e regras, do "Rasta" é que eles se sentem na obrigação de criar uma nova ordem mundial de uma irmandade, não aprovam os prazeres da sociedade moderna e os seus males concorrentes, são aderentes as antigas leis da Etiópia.

Fatores que determinam a formação e união das tribos


Vimos em nossas pesquisa de campo que alguns fatores são relevantes para a formação de um grupo social u uma tribo.
Os fatores que determinam a formação e união de um grupo, são os seguimentos das mesma idéias, o embasamento de uma mesma cultura, e a união seria, a luta pela mesma causa.
E foi o que aconteceu com os "Rastáfaris",  por causa, da exploração e maus tratos ao povo jamaicano, favoreceu o surgimento de idéias religiosas e líderes messiânicos . Segundo historiadores.
Outros fatores muito relavantes ao crescimento e união foi o uso da " MACONHA" ou "erva". A imigração e do interesse gerado pelo ritmo do "reggae".Que foi destacado pelo cantor  Bob Marley.

Muitos vivem pelas leis escritas na biblía, no capítulo de Levítico, Deuteronômio no Velho Testamento.

Curiosidades

Os " Rastas" se alimentam de  pouquissímas coisas cozidas, e sem sais, assim acreditam na quantidade de proteínas , vitaminas e força de vitalidade. Isso os caracterizam vegetarianos. Suas bebidas,  são  herbais, como os chás e ervas.Não podendo ingerir álcool,tabaco e carnes.Só comem coisas que são naturais e puras.
Eles usam uma erva medicinal chamada Ganja, marijuana, cannabis para a limpeza e purificação.
Um aspecto físico que chama bastante atenção são os chamados "Dreadlocks "canudos fortes,que não são escovados ou penteados,mantido no cabelo, mas cuidadosamente mantidos e lavados por quem os usa. São o símbolo da união com Jah e do empenho numa vida justa e natural. "Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem danificareis as extremidades da tua barba.".

O Leão de Judá representa Haile Selassie I, o Conquistador. Representa o Rei dos Reis pois o leão é o rei de todos os animais.


Caracterização de um grupo Social

Nossa pesquisa de campo, foi sobre a Tribo Rastafári. Nós  pesquisamos e descobrimos algumas questões que  caracteriza um grupo de rasta
Um grupo social é caracterizado segundo as suas idéias e o seu comportamento.
Os Rastáfari não é uma religião é só uma forma diferente de vida,.
A sua fé é  em " JAH" DEUS , estão muito apegados a religião judaíca e cristã.